sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulher - Mulheres - Mulher - Mulheres

Igualdade - Preconceito - Injustiça - Subordinação - Emancipação - Direitos - Respeito - Participação.
Trabalho - Politica - Liberdade -Decidir - Protestar - Negar - Parir - Amar - Participar - Escolher.
                                  Ocupar de forma inteligente todos os espaços!
Um pouco de história; 8 de março de 1857, na efervecente Nova York, numa fábrica de tecelagem, mulheres americanas decidem parar, protestar e reivindicar; diminuição na jornada de trabalho que era de 15 horas/diárias; salários semelhantes ao dos homens, era 1/3 do salário pagos ao trabalhador homem; tratamento humano nas relações de trabalho.Em alguns lugares do mundo pouco mudou.
Trancadas dentro da fábrica, com uma forte repressão, 130 tecelãs/operárias morreram (incêndio).O fato foi consagrado para ficar na história dos movimentos femininos como o Dia Internacional da Mulher.
Em 1910, na Dinamarca, o dia 8 de março foi reconhecido para homenagear as mulheres do mundo. A ONU só reconheceu a data em 1975.
No Brasil, a Constituição de 1934 assegura as mulheres o direito de votar e ser votadas.
Alguns marcos nas conquistas femininas no Mundo e no Brasil;
*1840-Lucrecia Mott inicia a luta pela igualdade de direitos do gênero nos EUA.
*1870-Na França as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina, após uma luta feroz contra o Estado da Revolução Francesa que preconizou igualdade,liberdade e fraternidade.
*1874-O Japão permite a criação de Escola Normal(formadora de professoras)foi a primeira escola, segundo se sabe em toda a Ásia, exclusiva para o sexo feminino.
No Brasil;
*1887- Rita Lobato Velho Lopes foi a primeira mulher a se formar em Medicina no Brasil, gaúcha, nasceu em 1861 e morreu em 1954.Rita enfrentou muitos problemas como estudante e profissional, mas fez história.
A possibilidade das mulheres a frequentarem cursos superiores no Brasil foi através de um Decreto Imperial de 1879, aliás foi o que permitiu que a Rita tivesse acesso a Faculdade, rompendo barreiras entre eles o preconceito.
*1835 funda-se no Brasil a Primeira Escola Normal (Niteroi-RJ) que foi algo arrojado, pois "arrancavam as mulheres do enclausuramento familiar, instruindo-as e fazendo delas as primeiras professoras do Brasil- assim seriam "úteis ao próximo", poderiam "sair de casa para o trabalho, solteiras preferencialmente" e melhorariam a educação dos futuros filhos. Assim ganharia a sociedade e a educação familiar.
Alguém disse; Mulher/Professora/Mãe é eterna. Sem novidade.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

Alexandre disse...

Professor, o senhor conhece a Madre Cristina? Acredito que foi também uma importante mulher e um exemplo de ativismo político feminino e esquerdista, principalmente durante a ditadura militar.

Abraços!