sábado, 9 de março de 2013

Dinheiro no lixo!

Biogás e a produção brasileira; ainda é lenta, principalmente quando comparada internacionalmente-Japão,Alemanha,EUA,Canadá,Paises Baixos e muitos outros.
O que falta?Inicialmente vontade e investimentos, sobretudo investimentos em politicas públicas, este é o primeiro passo; a busca por energia verde, no caso do biogás que é gerado por residuos da cana-de-açucar; lembre-se que somos imbatíveis nessa produção, os residuos da cana-de-açucar; a vinhaça, a palha e a torta - podem ser usados com matéria prima para produzir energia elétrica e biocombustível, o potencial do Brasil é enorme, e com a vantagem,SEM NENHUM DANO PARA O MEIO AMBIENTE.
Biogás em aterros sanitários; os residuos sólidos urbanos contém uma significativa parcela de matéria-prima biodegradável e passam por um processo de digestão anaeróbica, ou seja a ação de microorganismos que transformam a matéria orgânica em gás. O conhecido biogás, com uma elevada concentração de metano e dióxido de carbono(este é o formador do fenômeno conhecido como efeito estufa).Produzimos milhares de toneladas/dia de residuos urbanos, enterramos ou deixamos expostos a intempérie.A geração do biogás em um aterro sanitário é iniciada alguns meses após o inicio dos depósitos e continua por 15 anos, após o seu encerramento. Uma tonelada em um aterro, gera em média 200nm3 de biogás!
Grande parte disso tudo vai literalmente para o LIXO!
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: