sábado, 3 de agosto de 2013

China; Flor de Lótus; de mãe para filha;cruel mutilação

Mulheres de pés enfaixados - provocava uma deformidade física nos pés das mulheres, essa pratica as tornava mais sedutoras. Tudo começava quando a menina atingia a idade de 4 a 5 anos, atrofiar os pés era uma tarefa da mãe que solicitava auxilio de profissionais para forçar os dedos dos pés das meninas para baixo da sola, e conseguiam - os chamados pés de lótus. Foi por mais de mil anos um símbolo de erotismo da cultura chinesa.
Sua prática, segundo historiadores remonta ao século IX, durante a Dinastia Sung.
Esse costume foi abolido pelos comunistas que chegaram ao poder em 1949.
Enfaixar os pés era uma forma de atrair o sexo oposto e conseguir um bom casamento. Sem os pés enfaixados  não há maridos. Tal costume não era exclusivamente chinês, também foi praticado na Coréia, Tibete, Indonésia,Japão, mas em menor grau.
Famílias pobres viam nesta prática a possibilidade de uma vida melhor para as suas filhas.
Sabemos aqui no ocidente que a condição feminina na China é objeto de controvérsias milenares, pela tentativa constante de imposição do homem sobre a sociedade. Será que algum dia a China e o mundo terá uma verdadeira igualdade de gêneros?
Saiba Mais;
Três costumes antigos definiram os modos de vida de uma mulher comum na China.
_Ao nascer, a menina era colocada no 3 dia debaixo da cama.
*Indicava que ela é humilde e fraca e que deve considerar ANTES os seus deveres com os OUTROS do que para si.
_Dar a menina um caco de cerâmica para brincar.
*O caco de cerâmica ensinava que deve conhecer bem cedo seus ofícios(obrigações) e trabalhar bastante para ser reconhecida como DEDICADA.
_Anunciar o seu nascimento para os antepassados por meio de uma oferenda.
*Significava que ela tem o dever fundamental de dar CONTINUIDADE a família, aos ritos e aos serviços. Mundo injusto e desigual! Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: