quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mar Caspio; estratégico para o mundo euroasiático.

Mar Caspio é o maior dos mares fechados ou isolados do planeta. Tem um comprimento de 1.200 Km e uma largura de 450 Km, banhando vários países entre a Europa e a Ásia; Rússia, Irã,Azerbaijão, Casaquistão, Uzbequistão e Turcmenistão. Sob suas águas, imensas reservas de petróleo e gás natural, está entre as maiores do mundo e recentemente pesquisas apontam novas reservas em águas profundas. Outros recursos econômicos; alimentos, transporte, mineração, comercio marítimo e terrestre, além de oleodutos que partem para várias regiões, sobretudo para a Europa, levando o gás natural e também o petróleo. É essencial a sua existência para o clima regional; tanto para o semi-árido como para o temperado continental, pois regula as temperaturas e as chuvas.
As maiores ameaças;
Esgotamento dos estoques de peixes, com destaque para o esturjão que representa 80% da produção mundial do caviar.
Os Complexos Petroquímicos, as Refinarias e os Terminais de armazenamento de gás natural são numerosas e frágeis a acidentes, e até ação de terroristas.
Pobreza de oxigênio devido ao excesso de nutrientes provenientes do azoto dos fertilizantes químicos.
As emissões produzidas por veículos, fábricas e barcos e navios, produz baixo nível de oxigênio e prejudica a vida marinha.
Eutrofização por metais pesados prejudica cerca de 11 milhões de pessoas que vivem em volta do mar Cáspio.
As numerosas aves que habitam a região durante o ano todo e aquelas que se juntam as aves de migração sazonal também sofrem e correm o risco de extinção.
Atualmente existe um programa ambiental do mar Cáspio criados pelos países da região e financiados pela ONU, Banco Mundial e União Europeia para conter a deterioração do meio ambiente caspiano.
Outras informações; todos os rios que desaguam no mar Cáspio, são perenes, endorréicos e de grande extensão, logo não há falta de água para abastecê-lo. O maior tributário é o rio Volga, o mais extenso rio europeu, mas outros são lembrados, como o rio Ural e o rio Kura.
Lembramos que os recursos haliêuticos não são eternos, são recursos relativo à pesca, portanto é um recurso natural e que deveriam ser SEMPRE RENOVADOS. A sustentabilidade das pescas no mundo todo deveriam ter essa visão  e prática, mas lamentavelmente não é assim que ocorre, infelizmente. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: