domingo, 25 de agosto de 2013

Mar Morto; um patrimônio da natureza em perigo.

Localizado no histórico e turbulento Oriente Médio, um símbolo para nações árabes e israelense, símbolo para as religiões monoteísta; judaísmo, cristianismo e islamismo esta em perigo pois está encolhendo; está perdendo, em média por ano, um metro e o seu litoral já recuou em mais de um quilometro.
Este mar fechado ou isolado, semelhante ao mar Aral e ao mar Cáspio, está na maior depressão absoluta do planeta, 395 metros abaixo do nível do mar, ele é um produto de atividades tectônicas no passado e já esteve ligado ao mar da Galiléia ao norte e ao mar Vermelho, segundo especialistas.
Suas águas, são excessivamente salgadas: 1 litro d'água=300 gramas de sal! O normal seria 30 gramas. Tudo é explicado pela evaporação intensa, ausência de chuvas regulares e a natureza geológica, imensos depósitos de sal, portanto sem vida animal e vegetal,
Seu maior tributário é o histórico rio Jordão e alguns cursos d'água menores oriundos de montanhas próximas.
Israel, Líbano e Jordânia são os países que utilizam das águas dos tributários, para geração de energia, irrigação, indústria, mineração e turismo, portanto são responsáveis pelo desastre desta bacia que envolve o mar Morto.
A ONG Friend Of The Earth Midle East (FoEME) calcula que nos últimos 50 anos, a vazão do rio Jordão caiu de 1,3 bilhão de metros cúbicos de água para 70 milhões de metros cúbicos, isto significa que o volume natural de água do rio Jordão é de apenas 5%!.
Só para ilustrar, hoje, o mar Morto tem 75 Km (N-S) e largura de 17 Km.
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: