domingo, 11 de agosto de 2013

Mar Aral; o homem é o responsável pela tragédia.

Quem um dia não aprendeu que no mundo há três exemplos de mares fechados e isolados, são verdadeiros lagos de água salgada; Mar Cáspio, Mar Aral e Mar Morto. Isso vai logo mudar, o Mar Aral, situado na Ásia Central, numa área de clima árido e semiarido, importante para a vida de pessoas que vivem nas proximidades e margens, no caso, habitantes do Turcomenistão, Uzbequistão e Casaquistão vivem uma tragédia, cujo responsável é o próprio homem.
A história começa nos meados da década de 1970, quando a Ex-URSS, já em crise econômica, via na cultura do algodão uma alternativa para atenuar problemas de abastecimento e não depender de importações desse produto no mercado internacional, e pagar um preço alto, vivíamos a guerra fria, onde as relações econômicas limitava os mercados. O Mar Aral é abastecido pelos rios Amu Daria e Si Daria, seus maiores tributários, foi quando técnicos resolveram desviar parte das águas desses rios para a irrigação - foi uma tragédia irreversível, hoje o Mar Aral que foi o quarto mais extenso do mundo, considerando outros lagos clássicos, tem sua área diminuída para 1/3! Agricultores, pescadores pagam essa conta.Tomara que a transposição do rio São Francisco NÃO seja mais exemplo de irresponsabilidade em relação ao homem ribeirinho pescador e agricultor e o meio ambiente. Paz e Bem! Prof. Vilmar

2 comentários:

Higor disse...

O blog continua muito bom, professor! Obrigado por fazer parte da minha história e ter me auxiliado tanto nesta trajetória!

Grande abraço,
Higor Lambach

Higor disse...

O blog continua muito bom, professor! Obrigado por fazer parte da minha história e ter me auxiliado tanto nesta trajetória!

Grande abraço,
Higor Lambach