quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Radicais e moderados: uma boa noticia e um massacre

Uma boa noticia; Israel libertou prisioneiros palestinos que cometeram crimes contra cidadãos israelenses ante de 1993. Uma boa noticia. Quantas vezes, gestos de boa vontade entre inimigos históricos aconteceram no Oriente Médio?Todas as vezes que os EUA sugerem a retomada de paz entre Palestinos e Israelenses e que sempre resultam em nada, continua a mesma história, grupos,radicais extremistas de ambos os lados não querem!
Os israelenses divididos entre seculares e fundamentalistas, os seculares defendem negociações dos fundamentalistas não. O maior inimigo de Israel está no próprio país.
Os Palestinos divididos entre o Fatah, que governa a Cisjordânia e é favorável a negociações, e o grupo Hamas que governa a Faixa de Gaza não.
Israel continua a construir novos assentamentos em território palestino, numa forma de diminuir as pressões internas dos fundamentalistas.Por sua vez, os radicais palestinos não admitem a existência do Estado judeu.
O sentimento é que fica cada vez mais difícil a existência de dois Estados no mesmo território. Para agravar, mais um massacre de civis no Egito, que poderia ser o fiel da balança em todo o mundo muçulmano. A quem interessa essa eterna instabilidade? Será que só aos radicais e moderados? Será?
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: