segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cingapura; sem milagres.Planejamento e trabalho, muito trabalho.

Cingapura é uma ilha-cidade-nação desde 1965 quando desmembrou-se da Malásia, um vizinho do sudeste asiático. W. Churchill, o lendário Primeiro Ministro britânico, considerou uma derrota dos britânicos a perda deste território estratégico aos interesses econômico e militar. Durante a Segunda Guerra foi ocupada pelo Japão, no seu arrojado projeto de ampliar o controle territorial do Império Japonês por todo o sudeste asiático, não conseguiu.
Uma ilha que foi muito pobre, vivia da atividade portuária, um porto movimentado, com uma população flutuante e os locais vivendo em condições sub humanas, literalmente em favelas!
Qual foi o milagre da transformação? Já no final da década de 1980, era um dos Tigres Asiáticos, muito próximo dos indicadores econômicos e sociais da Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong. Simples. Atrair dinheiro e trabalhadores qualificados, preferencialmente chineses e indianos, bons salários e condições plenas para o exercício de atividades produtivas. Assim, começo a mudança; Cingapura atrai o dinheiro transformando-se em um Paraiso Fiscal e a utilização desse recursos com eficiência. O passo seguinte era acabar com as favelas, a marca da ilha. A construção civil constrói prédios moradias em profusão, seus futuros moradores seriam os ex-favelados, a forma de parceria envolveu, a iniciativa privada construtora, o Estado, com um governo comprometido e o morador futuro, a forma de pagamento foi o leasing, logo, o morador é proprietário e paga o leasing em parceria com o Estado. Impostos e taxas são coletivas por construção(prédio).
Seu porto continua sendo um dos maiores do mundo em atividades, mas a ilha hoje tem uma indústria de petroquímica notável, uma eficiente indústria farmacêutica e manufaturas em eletrônicos. Outra estratégia é atrair pessoas com uma boa educação e com vontade de ganhar muito dinheiro, principalmente, indianos e chineses.
No século atual, Cingapura está centrada no binômio; atrair especialistas e pesquisadores do mundo todo e seus laboratórios modernos=Pesquisa e Desenvolvimento com recursos do Estado.
A Biópolis é um conjunto de edifícios que sedia as melhores empresas de genética do mundo: Centro Nacional de Talentos; pesquisadores e cientistas ganham altos salários para desenvolver seus projetos que serão mais tarde oferecido ao mercado mundial, com participação do estado cingalês como o vendedor. Recentemente a clonagem foi liberada, exceto a reprodutiva, uma clara intenção de manter os padrões éticos, que é o que quer a comunidade científica.
A *Star; Centro de Pesquisa Tecnológica será em breve a vanguarda da eletrônica e da Física; surgem novas redes de comunicação e materiais condutores do futuro.
Um lugar com uma área muito pequena, sem recursos naturais que não vive mais apenas do porto e do turismo de final de semana.
Paz e Bem! Prof. Vilmar
Estou recomendando para leitura; O Outono do Patriarca de Gabriel Garcia Marquez, 4a.edição Ed.Record.

Nenhum comentário: