sábado, 26 de janeiro de 2013

CHINA; estratégias geopoliticas para obter recursos necessários ao seu desenvolvimento,confira.

Não é novidade para ninguém o que representa a China para a economia mundial, apesar da crise que atinge todos os paises, ela continua liderando os melhores negócios internacionais.Qual é o segredo?
Para responder é necessário voltarmos no tempo, mais precisamente para a década de 1960,quando a China de Mao Tsé Tung - tinha no seu Ministro de Relações Exteriores - Chou En Lai que introduziu Principios e Práticas da China para a cooperação internacional;São eles;
1-Respeito mútuo a cerca da soberania e integridade territorial(observe que desde então, JAMAIS a China interferiu em questões internas dos paises,mesmo após a morte de Mao em 1976).
2-Não agressão mútua(negação absoluta a qualquer incidente nas relações com paises limitrofes ou não-até mesmo em relação a Taiwan, que aliás é para a China, uma Provincia Rebelde)
3-Não interferência em assuntos internos dos paises, parceiros ou não(veja a questão da Coréia do Norte e de Cuba, onde estão os Estados mais próximos da China).
4-Igualdade e beneficio mútuo nas parcerias, independentemente da questão ideológica.
5-Coexistência pacifica, assim a China tem tratado as questões que envolve a Siria, Irã, Israel, Palestina, com isenção calculada.
Talvez a única dúvida fique para a questão Tibete, onde o Estado Chinês,não admite qualquer ingerência nas suas decisões soberanas e a gradual abertura aos interesses internacionais da China na Região Administrativa Autônoma de Hong Kong, embora politicamente também não cede aos interesses internacionais.Não acabou, vamos continuar nesta questão. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: