quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

INDIA; estupros e silêncio, com os dias contados

Num país em rápidas mudanças, os casos de estupros aumentam numa taxa espantosa; 25% em seis anos. O governo indiano admitiu que em 2011, uma mulher foi estuprada no país a cada 20 minutos e apenas um em cada quatros casos o criminoso é condenado.O Estado é inoperante na punição, em alguns Estados sequer investiga. A maioria dos casos ocorre na zona rural, entre mulheres pobres.Nessa democracia é forte a discriminação das mulheres, segregadas no sistema, não tem como se defender; as castas e o machismo são massacrantes para os direitos femininos.Diversas organizações femininas realizam campanhas e ações em pró da mulher; contra o dote(uma prática comum na oferta de noivas),contra os casamentos arranjados, além dos casamentos infantis e de mulheres que são consideradas casadas com deus.A discriminação é tão forte que em muitas aldeias não é permitida que uma mulher se defenda de uma agressão física(é proibida a legitima defesa)masculina.Se por exemplo, o fizer, será multada.Em algumas aldeias, é privilégio masculino consumir a melhor carne de caça, a exclusividade de consumo de ovos e ser servido primeiramente, em detrimento a qualquer mulher.Quais seriam as razões para tudo isso? Não há uma resposta, mas várias, entre eles; há uma tendência demográfica na India; excesso de homens jovens,desempregados,abuso com álcool ou drogas e irritados coma nova visibilidade da mulher na sociedade indiana-essa visibilidade é um desafio e uma ameaça.As castas, embora abolidas oficialmente pela Constituição Indiana, elas seguem e as mulheres dalits são as mais ameaçadas. Os dalits no sistema de castas são os intocáveis ou impuros, estão abaixo das quatro castas e não podem sequer tocar a sua sombra com a sombra de um membro de uma casta superior.
Palavras de um lider de uma aldeia indiana;"Eu acho que as meninas devem se casar aos 16 anos, para que elas tenham seus maridos para as suas necessidades sexuais, e não precisem ir para outros lugar".
O povo, indignado com os recentes estupros, tem saido as ruas exigindo a responsabilização dos autores dos estupros.O uso das redes sociais para denunciar é outro instrumento valioso além da opinião pública mundial que estão pressionando o Estado indiano a agir em nome da igualdade de generos.Afinal a India não considerada uma das maiores democracias do planeta?Portanto,que se aplique os seus principos mais elementares; o respeito as pessoas. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: