quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Mali é mais um legado do colonialismo europeu na África

Não há novidade!Estamos acompanhando pela imprensa internacional o conflito que envolve radicais islãmico e o governo militar do Mali,ex-colônia da França até 1960.Para entendermos um pouco mais esse conflito é preciso saber; O Mali,está situado na África Ocidental,tem fronteira com vários paises, como a Mauritãnia,Argélia e Niger,entre outros,não tem saída para o mar,está no grupo de paises subsaarianos e pertence ao SAHEL e é fortementemente islamizado - 90% da população é muçulmana.O Mali tem cerca de 65% da sua área no deserto do Saara,logo depende da irrigação do Rio Niger.A agricultura é a principal atividade da maioria da população,agricultura de subsistência e a comercial,destinada a exportação é o cultivo do algodão,nas grandes propriedades e que pertence a uma pequena elite, de origem francesa, legado colonial.A pesca no rio Niger é outra opção da população pobre.O grande interesse da França foi nos tempos coloniais e pós colônia, nas imensas riquezas minerais, o ouro e o urânio.
O Mali tem o quinto menor IDH do mundo - 0,309;53 anos é a média de vida;a mortalidade infantil está em 104 óbitos por mil nascidos;74% da população é analfabeta; 11% da população subnutrida e 67% vive na zona rural;renda percapita 554dólares.
Várias etnias; bombaras(predominante),tuaregues,voltas,chongais,dogões,peules e bozos.
Causas dos conflitos atuais;Grupos radicais islãmicos do norte,principalmente tuaregues,que lutaram na Libia ao lado do ditador deposto Kadhafi,bem armados e com o apoio de grupos religiosos, como a ALQAEDA do MAGREB, e de outros movimentos separatistas, Ansar Dine e MUJAO defendem a independência do AZAWADE desde 7 de abril do ano passado e que foram repudiados pela União Européia, ONU e pelo Governo do Mali, o legal, na época e pelo atual, que é militar.A França foi em socorro do governo militar, atacando redutos e cidades tomadas pelos rebeldes.
Os tuaregues, que são nômades, desde a independ~encia do Mali, lutam pelo reconhecimento de sua identidade e independência desde 1960.Como é possivel perceber o passado colonial tem haver com grave questão que estã produzindo refugiados e mortes. Paz e Bem! Prof. Vilmar.
Fonte;BBC,Jornal de Angola,Carta Capital.

Nenhum comentário: