domingo, 20 de janeiro de 2013

Rio Xingú;hoje e amanhã e uma certeza;tudo será diferente

Na escola aprendemos que o rio Xingú é um importante afluente do rio Amazonas pela margem direita(descobre-se a margem de um rio ficando-se de costas para a nascente...logo).Percorre cerca de 2 mil quilômetros entre a nascente e a foz.Atravessa uma excepcional área de climas quantes(tropical e equatorial)uma rica paisagem vegetal(biomas;cerrado e amazônico)com uma rica e variada fauna;logo uma biodiversidade exuberante.Sua bacia hidrográfica estende-se por mais de 450 mil quilômetros(uma bacia hidrografia é uma área drenada por um rio principal e seus afluentes e subafluentes).Toda essa descrição é para mostrar o potencial de navegabilidade,hidrelétrico,disponibilidade de água e pesca - como não levar em conta os impactos que podem e são ocasionadas na ocupação de um território como esse!É impossivel mensurar os danos ocasionados pela ação humana,tudo em nome do desenvolvimento, do capital, do acúmulo de riqueza. Até quando?
Esse território quanto a sua origem é indiscutivelmente indigena - aqui viviam os xinguanos(Expedição Roncador-Xingú) e hoje acomoda 28 etnias, cerca de 20 mil indios(Rima-Eletrobrás),familias ribeirinhas e comunidades quilombolas,comunidades ribeirinhas de pecadoresalém de agricultores,pecuaristas,madereiros,garimpeiros - principalmente migrantes do Nordeste e Sul do país.
Em toda a Bacia do Xingú, a diminuição da vazão de alguns afluentes do rio Xingú, o aumento no tráfego das rodovias, os desmatamentos, o aumento das populações em busca de oportunidade de trabalho,construção de usinas hidrelétricas afetam diretamente a população local.Acompanhar as ações governamentais,os projetos econômicos locais e as condições de vida dos locais é o mínimo que se pode fazer em nome da sutentabilidade e proteção das comunidades.Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: