segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Irlanda do Norte-diferenças entre católicos e protestantes continuam.

A imprensa britãnica na última semana publicou que a prefeitura de Belfast(capital da Irlanda do Norte)deixaria de hastear regularmente a bandeira do Reino Unido - não deu outra.Católicos e Protestantes irlandeses, conflitaram.
Nos últimos quarenta anos a Irlanda do Norte é dividida entre a Comunidade Unionista e Protestante e a Comunidade Católica Nacionalista. A causa é o separatismo;católicos,são adeptos do rompimento em relação ao Reino Unido e a união com a Irlanda(Eire) e os protestantes, ao contrário,permanecer no Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, são os unionistas.
Essa relação entre católicos e protestantes é de violência histórica; tumultos de rua, bombas e atentados marcaram a vida tumultuada no norte da Ilha da Irlanda.
Um pouco da história;
A Irlanda do Norte foi formada em 1921, depois de um acordo assinado entre a Grã-Bretanha e a República da Irlanda(Eire), quando 26 condados passariam para a Irlanda e 6 condados, na Provincia do Ulster, passariam para o dominio do que se passou a chamar a partir de 1927 de Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte,predominantemente protestante.
Em junho de 2012, a Rainha Elizabeth 2a. visitou a Irlanda do Norte e num momento histórico,estendeu a mão e cumprimentou M. MCGuiness-ex-lider guerrilheiro do Ira(Exercito de Libertação da Irlanda-católico).
O "Bloody Sunday"- Domingo Sangrento é sempre comemorado pelos católicos irlandeses,ocorreu na década de 70,quando o exército britânico reprimiu católicos e houve mortes.Um bandeira que não será mais hasteada todos os dias não pode e não deve levar a novos conflitos,senão...tudo vai continuar a acontecer...novos conflitos. Paz e Bem! prof. Vilmar

Nenhum comentário: