quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cuba;abertura econômica sem abandonar o socialismo.

O Brasil está na ilha de Fidel Castro!É isso mesmo.O Brasil, através do Grupo Odebrecht vai colher e produzir açucar nos próximos treze anos em Cuba.É o primeiro investimento estrangeiro no setor agrícola desde a revolução de 1959 - essa abertura é um ótimo sinal nas relações entre Cuba e o Brasil, somos vistos na ilha como um país confiável.
Cuba perdeu a sua produtividade no setor açucareiro ao longo destes últimos 40 anos.Produzia na década de 1970 8 toneladas de açucar refinado. Em 2011, não chegou a 1,4 milhões de toneladas.O Grupo Odebrecht vai administrar e gerenciar a Usina 5 - famosa no país, fica em Cienfuegos e pretende não só a sua modernização,torná-la rentável e altamente produtividade, a meta é produzir 90 mil toneladas ano. Seria um recorde!A Odebrecht já estava na ilha, só que no setor de construção civil, como ocorre no Brasil.O Grupo modernizou o Porto de Mariel.Os recursos na recuperação açucareira vem do BNDES.
A presença do Brasil em outros paises faz parte de uma estratégia para promover a internacionalização das nossas empresas, como já está ocorrendo com a Cia Vale, Petrobrás, Embraer,Ambev,Camargo Correa.O foco é América Latina, Ásia e África.
Sempre é bom lembrar que outros grupos estão no exterior, além dos citados acima; Gerdau, Perdigão/Sadia,Votorantin,Aracruz,ALL,Itautec,Sabó(auto peças)e We,Tigre. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: