terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ilhas Falkland's - longe de uma definição

Na sexta feira passada o jornal britânico The Sun, o mais popular e lido jornal do Reino Unido, publicou um aviso em inglês e um aviso em espanhol,o conteúdo era mais ou menos assim"A soberania britânica sobre as Falkland's data de 1765, antes que a República Argentina existisse.Nunca foi governada ou fez parte do território argentino.O jornal afirma que são infundadas a afirmação de que a Argentina foi "despojada" do Arquipélago há 180 anos(Carta Capital).
É bom lembrar que em 1960 a ONU decretou a necessidade de acabar com o colonialismo em todas as suas formas e manifestações, mas não sugeriu como?Daí fica muito dificil resolver inúmeras questões como esta e outras que ainda não são definidas no mundo, quanto a soberania, sobretudo territórios ilhas.
Em 1965, a Assembléia Geral das Nações Unidas convidou ingleses e argentinos para negociar uma solução.Não deu em nada.
A Argentina insiste num acordo e tem o apoio da UNASUL(União das Nações Sulamericanas), da CELAC(Comunidade dos Estados latinoamericanos e caribenhos),como da OEA(Organização dos Estados Americanos).No muro, como sempre, os Estados Unidos.
O MERCOSUL aderiu a uma moção para não permitir a entrada de barcos que levem a bandeira das Falkland's em seus portos - os britânicos entenderam como um "bloqueio".
No Reino Unido, todos, trabalhistas e conservadores mantém a mesma postura; o Arquipélago é nosso.
Uma boas noticia, os dois lados tem afirmado que as reivindicações são pacíficas. Será? Até quando?Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: