segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ilhas Falkland's ou Malvinas. Você decide.

A Argentina pede ao governo britânico que abandone o colonialismo e devolva as Ilhas Malvinas à Argentina.
Resposta do Governo das Ilhas Malvinas(Falkland')"A Argentina mais uma vez ignora os direitos e desejos dos moradores locais, que são conhecidos como "Kelper's". "Não somos uma colônia do Reino Unido", mas um território britânico de ultramar por ESCOLHA.O governo local afirma que essa escolha esta baseada em ideais comuns, como a democracia, e a liberdade.Para os malvinenses, os argentinos ignoram o Principio da Autodeterminação que esta contemplado na carta das Nações Unidas e é um direito da população "decidir sobre o seu próprio destino".
Como sabemos essa disputa é de longa data e acabou em uma estúpida guerra, quando há trinta anos atrás, militares argentinos no poder, invadiram o Arquipélago, talvez como uma forma de desviar para os desmandos que a ditadura Argentina impunha aos seus cidadãos, com prisões arbitrárias, execuções sumárias, sequestros e tortura aos que colocavam contra o governo ditatorial. Uma lástima, sem precedentes na história do país.
A exploração da pesca por locais e concessões para atividade pesqueira para outros paises é a principal fonte de renda.Especula-se a existência de petróleo nas águas territoriais do Arquipélago, mas as previsões não são muito otimistas. O turismo é outra atividade, embora com resultados menores-navios que dirigem-se para a Antártida e oceano Pacifico fazem paradas em Port Stanley. Uma população de cerca de 3.000 pessoas, na maioria de origem britãnica - são os Kelper's,e seus vinculos históricos com o Reino Unido permitem uma vida boa, com muita qualidade, embora distantes da pátria.No próximo mês de março, os habitantes do Arquipélago vão expressar suas opiniões sobre o futuro, através de um referendo.
O Brasil apoia a Argentina nesta questão.Amanhã eu retorno ao tema.Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: