terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os Estados não tem amigos,tem interesses.

A frase do título é célebre, pertence ao controvertido general francês Charles Gaulle e foi dita em meados do século XX.Muito atual, embora o protecionismo tenha perdido força, devido a globalização da economia, muitas barreiras cairam e o comercio internacional ganhou muita força.Paises que se negaram a entrar o comercio internacional,tiveram seu desenvolvimento econômico prejudicado.No século atual perdeu força e foi considerado pelo OMC uma prática desleal,embora largamente praticada, por ricos e pobres indiscriminadamente, que o diga a Rodada de Doha, que não acabou ainda.Atualmente o mecanismo do subsidio,principalmente na agropecuaria, tem sido a forma de proteger as economias nacionais.Mas voltemos ao título acima e a pergunta. O que o mundo atual mais necessita?A resposta é muito ampla, de qualquer forma até o mundo irracional sabe que Recursos Naturais é o que mais se busca, custe o que custar,não importa os meios o que importa é o objetivo, a apropriação; água, ouro, urânio, petróleo, gás natural, prata, litio, minérios de terras raras, diamante, bauxita, solos arável,ar puro,vento,raios solares, enfim um grande variedade de recursos ainda disponiveis no planeta.
Muitos Estados tem interesses nesses recursos e agem de uma forma pouco convencional para obtê-los; "guerra a terror", "ajuda humanitária", "combate a pilhagem","tráfico e comercio internacional".Outros argumentos interessantes; "combater radicais étnicos e religiosos","combater extremistas de direita e esquerda,"excessos anarquistas"."Socialistas contemporâneos"- aqueles que utilizam seus recursos para trocar por programas sociais,projetos educacionais e saúde".Enfim muitas são as razões que circulam no mundo em que vivemos.Lugares como África, em especial, é onde ocorre a busca pela riqueza alheia, e o que é pior, de gente miserável. Não existe guerra por lixo!
Li algum tempo atrás uma biografia, aliás gosto muito de ler sobre o que outros fizeram ou fazem e chamou a minha atenção uma frase dita pelo ex-Primeiro Ministro da Suécia, Olof Palme; "Não quero que os ricos chorem, quero que os pobres riam".
Fica um registro, Olof Palme foi assassinado por um radical desconhecido,até hoje não se sabe quem foi e quem mandou; Olof Palme foi o maior representante da Social Democracia Escandinava.Foi um opositor público da Guerra do Vietnã e do Apartheid.
Cerca de 130 pessoas confessaram o homicidio.Há mais de 3660 dossiês sobre o caso que ocupam 225 metros de prateleira numa esquadra da policia sueca(Wikipédia).Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: