quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CHINA;um bom parceiro para o Brasil?Há controvérsias.

Críticos do modelo chinês,sobretudo economistas de uma vertente conservadora,dizem que a China pratica uma "nova"politica neocolonial, ou seja busca o que precisa e em troca oferece investimentos em infraestrutura. É o caso da África, onde a China já supera o Banco Mundial, é hoje o maior financiador naquele continente.Os especialistas também afirmam que esse modelo, no caso da África é insustentável no longo prazo.Sei lá.No presente é um fato;A China respeita o direito de cada pais a tomar suas decisões de forma independente.Incentiva os paises a terem o direito de participar da competição internacional e terem acesso ao mercado chinês para benificio mútuo em prol do sucesso econômico.
E no  Brasil?Como está essa relação?A China investe no Brasil em quatro áreas; energia,agronegócio, siderurgia e mineração,hoje é o maior investidor no Brasil,superando os EUA, Espanha,Alemanha.
Isso é bom ou é ruim?Há divergentes opiniões.Observe esta,por exemplo;"os investimentos não devem satisfazer apenas quem o faz,no caso a China,mas também o Brasil(Roberto Barth,da Comissão de Defesa da Industria Nacional).Outra,mais comum entre os especialistas;A China exporta manufaturas e o Brasil exporta produtos básicos,há um desiquilibrio.Fica muito claro que em termos de negócios é sempre importante ter parceiros,perde-se e ganha-se numa relação.O que o Brasil precisa é ousar,temos condições de exportar manufaturados para os chineses,onde se destacaria o setor automobilístico,aeronáutico e siderurgico.Grandes empresas nacionais como a Petrobrás, Embraer,Cia Vale e outras apresentam plenas condições de ingressar no mercado chinês.É preciso ousar para não sucumbir! Paz e Bem! Prof.Vilmar

Nenhum comentário: