sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Um desafio para todos os urbanos do Brasil

Tem muito o que dizer sobre as cidades, a urbanização, a metropolização, principalmente nesta época quando é o reinicio das atividades escolares em geral, de uma nova gestão nas prefeituras, novos mandatos de vereadores, acidentes anunciados como poluição,congestionamento,lixo,segurança pública,acidentes evitáveis se não fosse a ganancia e o desrespeito a pessoa, enfim,tudo isso acontece num grande palco; a cidade de todos nós.
Até o reino mineral sabe que é grande a concentração de pessoas nas áreas metropolitanas do Brasil e as metropoles estão crescendo cada vez mais num ritmo mais rápido,bem como as pequenas e médias cidades que quando próximas as metropoles se ligam a elas, isso é chamado de - conurbação(ligação entre cidades)fenômeno previsto e inevitável sob o ponto de vista da mobilidade e ao direito absouto do ir e vir.Até aqui não há novidade,tudo é previsto.
Alguns dados para ilustrar a metropolização(seg.IBGE);
1950- 18% da população era metropolitana- 1970-25% e em 1995 atingimos 31%.A idéia é mostrar esse crescimento vertiginoso.Hoje,2013,mais de 60% da população vive em áreas metropolitanas!
Naturalmente que os problemas decorrentes, como transporte urbano,água,esgoto,uso do solo,ocupação de áreas impróprias,áreas de lazer,estacionamentos,enfim tudo que uma cidade necessita foi sendo estendido de uma forma lenta e insuficiente, logo a deficit foi aumentando e a nossa qualidade de vida diminuindo e com um custo cada vez mais elevado.Paga-se muito bem para viver nas cidades é uma espécie de condominio,em que na maioria da vezes não há uma justa contrapartida.Só para relembrar, as primeiras áreas metropolitanas do Brasil, foram criadas no governo militar - década de 70 e era em número de nove(9), hoje são mais de 22 em todo o Brasil e outras estão sendo criadas.
Entende-se por Região Metropolitana o conjunto de municipios contíguos e integrados sócioeconomicamente a uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comuns.Por isso as questões urbanas não são tratados isoladamente em cada cidade vizinha e sim de forma integrada,assim deveria ser,mas vezes não é.Volto ao tema. que é longo. Paz e Bem! Prof. Vilmar.
Recomendo a leitura do livro Os bestializados - O Rio de janeiro e a República que não foi. Autor José Murilo de Carvalho. Editora Cia. das Letras.

Nenhum comentário: