quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Estado Cidade do Vaticano; revendo conhecimentos.

Antes de fazer a postagem costumeira,gostaria de dizer que com o retorno das atividades escolares nas escolas em geral,volto as minhas postagens para alunos e alunas de modo geral e em especial a ex-alunos e alunos atuais do Bom Jesus ou ex-aluno.Assim foi combinado no passado, quando surgiu a idéia de um blog para ajudar alunos na sua formação acadêmica;estar ao lado,contribuir, enfim voltar-se a quem precisa de consultas rápidas, opiniões politicas econômicas, questões ambientais e outras.Então, volto ao objetivo inicial desta ferramenta,contribuir com o conhecimento.Desafios.Questões de provas com comentários.Atualidades.Curiosidades. E muita geopolitica, é claro!
Sou indagado por muitos.Como surgiu o blog.No corredor do 4o.andar do BJCentro,na troca de professores entre aulas, claro, por alunos do terceiro ano. Isso foi no inicio do ano letivo de 2007,e ficou!Hoje é o seu aniversário! PAZ E BEM!
Vamos ao título; O Estado Cidade do Vaticano, foi criado em 1929 pelo Tratado de Latrão, no Pontificado de PIO XI, é um estado eclesiástico e é governado pelo Papa que detém o poder absoluto e vitalicio.Concentra em suas mãos o poder executivo,legislativo e judiciário.Ocupa uma área de apenas 44 hectares-menor estado do mundo!Uma população de aproximadamente 900 pessoas de variadas origens étnicas e nacionais.Seus funcionários na maioria são padres,salvo algumas excessões, a guarda do Vaticano, por exemplo.
Sua economia é originária de doações das comunidades eclesiais do mundo todo, o turismo (circuito dos museus do Vaticano) e um canal de donativos, conhecido como Óbolo de São Pedro, os doadores remetem sua contribuição diretamente ao Vaticano.Sua moeda de referência é o Euro, embora não faça emissões.
Membro da ONU- tem o status de Estado Observador, aboliu o direito de voto e tem reconhecimento internacional.
Sua Constituição é recente, ela foi publicada pelo Papa João Paulo II em 26/11/2000 e entrou em vigor em 22/2/2001. Sua lingua oficial é o latim, embora no dia a dia a mais falada seja o italiano.
No caso de morte ou renúncia.O que acontece?Na próxima postagem. Paz e Bem! prof. Vilmar

Nenhum comentário: