sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Brasil transgênico; a resistência solitária

A casa para as grandes discussões numa república, sem dúvida alguma é o Parlamento e lá a questão sobre os transgênicos ficou restrita a poucos, não houve um grande debate,algumas vozes foram dissonantes em relação a maioria- afinal não dá voto.
Os poucos que se manifestaram queriam que as regras fossem claras,armazenamento,transporte,produção de sementes,propaganda,enfim,abrir a discussão para envolver a sociedade como um todo,pois envolve segurança alimentar, além de questões ambientais;solo,água etc.Pura ilusão,ràpidamente aprovado foi legalizada.Ser contra ou a favor não é a questão; vai além.
Veja o exemplo canadense, que aliás poderia ter sido adotado no Brasil; as sementes foram testadas por um determinado período e o governo após o teste licenciava o plantio; fora destes trâmites legais o agricultor era submetido a multas pesadas e as sementes destruidas.Tudo legal.Aqui não foi assim,começou errado e continua errado, insisto na segurança alimentar e ambiental; falta informação ao consumidor, preciso saber o que estou consumindo, há avanços,mas é preciso mais.
No Brasil há espaço para todos os tipos de agricultura; a convencional com uso de fertilizantes quimico, orgânicos e transgênicos. Uma curiosidade, a agricultura transgênica é a única que invadiu o espaço das outras modalidades; Porque será?
Os transgênicos aceitos e legalizados, transformaram o Brasil, um celeiro na produção de alimentos e vice campeão em transgênicos.Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: