sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Brasil e a importância geopolítica do petróleo.

É um fato inquestionável; nenhuma fonte de energia tem a importância geopolitica do petróleo; ele é a base da economia produtiva mundial e pode ser transportado ao redor do mundo com relativa facilidade(Faça um pequeno exercício mental e compare outras fontes de energia conhecidas e usadas no mundo, com o petróleo no quesito;facilidade de transporte ao redor do mundo).Logo...quem tem petróleo sabe o significado estratégico deste recurso não renovável.
O petróleo que é a base da economia da produtiva mundial,também é a base de diversos produtos industrializados.Logo... quem tem este recurso tem vantagens econômicas notáveis, ou melhor pode ter vantagens, nos transportes, energia, industria em geral e comercio internacional(exportações).
Seu preço,sempre estável e para cima!Jamais vai aparecer em promoção ou em alguma liquidação de final de estação.
Os especialistas de qualquer coisa,afirmam que é uma arma letal, principalmente que o controla esse recurso ou delega esse controle, e quando faz isso é risco na certa! 
Considerações importantes sobre o petróleo;
*não é encontrado em qualquer lugar na natureza;como sabemos sòmente em terrenos sedimentares continentais ou no fundo dos mares e oceanos - sempre em terrenos mais recentes;pode estar em profundidade variável, até mesmo a mais de 7 000 metros, como é o caso do Brasil-Pré Sal.
*Exige grandes investimentos nas diversas fases-pesquisa,prospecção,armazenamento etc.
*É um recurso estrategicamente controlado por grupos poderosos,internacionais e nacionais, ou em parcerias.
*Já proporcionou inúmeros conflitos e guerras,lamentávelmente,aliás ainda proporciona,veja as disputas que ocorre entre novos paises da África Subsaariana; Sudão do Norte e Sudão do Sul, por exemplo.
*É um recurso que ocasiona vários danos ao meio ambiente e de várias ordens;os desastres ambientais são conhecidos e muitas vezes são silenciosos
*Seu preço e sua disponibilidade e oseus custos materiais e humanos são elevados, inflaciona a economia local e mundial,ATÉ MESMO NOS PAISES COM ELEVADAS DISPONIBILIDADES DESTE RECURSO!Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: