segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Estado do Vaticano;Uma renúncia não tão natural.

Há muita especulação sobre as reais razões que levaram o papa Bento XVI a programar sua renuncia para o fim do mês de fevereiro;jamais saberemos as reais razões.
Dentro da Igreja Católica,segundo especialistas, existe um forte pluralismo religioso,há grupos conservadores, progressistas e moderados. Para alguns, questões como afastamento de católicos da sua Igreja, a migração para outras religiões cristãs, poucos padres,crise na vocação, poucas freiras. Seminários e Conventos vazios,Igrejas com pouca frequência de praticantes.
Questões mais complicadas como; união entre pessoas do mesmo sexo, o celibato, a pedofilia envolvendo padres, e outras discussões que envolve, o aborto, manipulação genética,eutanásia.Todas essas questões o papa enfrentou, e pode-se afirmar que foi inflexível nas questões morais.Sempre defendeu um cristianismo exigente, mesmo que a Igreja seja minoritária.Negou, por exemplo que a religião católica fosse imposta a força aos americanos.É criticado por isso, não admite que atrocidades tenham sido cometidas pelos conquistadores da América em nome da fé. Duas opiniões respeitáveis; Frei Betto, frade dominicano; o novo papa deve implementar as questões do Concilio Vaticano II, uma série de renovação da Igreja e que não foram implementadas pelos dois últimos papas.
O Concilio Vaticano II foi realizado na década de 60 e que tratou da abertura da Igreja para várias questões; doutrina social, interpretação da Bíblia, relação com outras religiões.No Concilio, o ponto de partida da Igreja era o povo para chegar aos próprios representantes. No dizer do professor Rafael R. da Silva - PUC-São Paulo-"Um novo jeito de ver a Igreja". Paz e Bem! Prof.Vilmar

Nenhum comentário: