quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Brasil transgênico; realidade,resistência e o consumo

O Brasil é o segundo pais na lista de produtos alimentares transgênicos do mundo, o primeiro; EUA. E não faz muito tempo que as sementes modificadas entraram clandestinamente no Brasil vindo da Argentina e é claro da Monsanto, isso foi em meados da década de noventa.
Por pressão de produtores brasileiros, o governo cedeu e a sua comercialização foi autorizada por uma Medida Provisória(MP) em 1995.
Em 1998 a venda dos transgênicos foi proibida, e o embargo durou até 2003, não resistiu a pressão, e aí, uma nova MP autorizou a sua comercialização.
Em 11-05-2005, a Lei de Biossegurança, aprovada pelo Congresso Nacional põe fim a polêmica,sua utilização foi liberada, mas submetida a forte proteção e regras rigorosas  Hoje, só em plantas, são 35 transgênicas no Brasil e são lideradas pela soja, milho e algodão. Mas as controvérsias continuam - logo, é preciso que a decisão de consumir OGM seja do consumidor, que por sua vez precisa ser informado, nos rótulos dos produtos, orientados nas escolas, na midias e até nas propagandas, por que não? E mais, as áreas agrícolas que usam esse tipo de sementes também deveriam ser identificadas e fiscalizadas pelos orgãos de defesa do meio ambiente e pela própria sociedade organizada.Na próxima postagem; uma resistência solitária em relação aos transgênicos.
Li,gostei e recomendo; Onde está tudo aquilo agora?Autor Fernando Gabeira.Companhia das Letras-2012.
Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Nenhum comentário: