terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Brasil; uma riqueza e muitas ameaças;Nióbio um mineral raro e pesado.

O Brasil detém 98% das reservas de nióbio e 90% do total existente no planeta!Comemorar?Agradecer a natureza sim,aliás somos imbatíveis em disponibilidades naturais, mas...neste caso do Nióbio há restrições  sérias; seus riscos ambientais são preocupantes aos ecossistemas, as terras indigenas e as áreas de conservação ambientais pois se trata de um mineral que produz nos seus residuos radioativos elementos de alta toxidade.Ora, se detemos as maiores reservas do mundo e em se tratando de um recurso estratégico pela sua utilização bastante diversificada é aí que reside o perigo, sua procura é grande pelos paises onde o seu consumo é muito grande; EUA, paises europeus e Japão. O segundo produtor é o Canadá, que produz muito pouco e o seu mercado interno absorve a produção.Afinal para que serve o Nióbio?É um metal refratário,é utilizado pela siderurgia, industria espacial(aviação), nuclear, aço inoxidável, cerâmica eletrônica, ligas e supercondutores, instrumentos cirurgicos e óticos, usados para soldas, anticorrosivos, resiste ao calor e é extremamente resistente a outros elementos.É radioativo/tóxico.
As maiores reservas de Nióbio estão; Araxá(Minas Gerais), Catalão(Goiás)e em São Gabriel da Cachoeira-Morro dos Seis Lagos(Amazonas). É um patrimônio nacional que requer uma acompanhamento de toda a sociedade brasileira em relação aos problemas de exploraçãoe o meio ambiente.
Uma curiosidade; pesquisadores da UFRJ desenvolveram o LUMINOL, que é feito de Nióbio e usado na Medicina Forense para identificar manchas de sangue em qualquer superficie, mesmo depois de lavada (Rui Fernades P. Junior-DNPM-Goiás).Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: