segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Betinho,o irmão do Henfil "A fome tem pressa"

Essa frase de Betinho foi a inspiraçao para a criação do Programa Fome Zero, que aliás, no dia de ontem 3-02-2013 comemorou 10 anos de existência.Comemorar?Sim?Não?
Em 2000 eram 28 milhões de pessoas famintas.Talvez mais,talvez menos é o que o governo disse na época.Hoje,segundo dados do governo ainda contabilizamos 5,3 milhões de famintos, ou seja abaixo da linha da pobreza.Houve avanços,sem dúvida,mas não podemos nos conformar que ainda existam brasileiros que não fazem três refeições por dia e observe numa economia que está entre as dez maiores do planeta.Que país é esse!Que não mata a fome.Que não dá água para irrigar e beber à todos,que é um celeiro agrícola!.
O Programa Fome Zero foi implantado no município de Guaribas(Piauí),na época o mais baixo IDH do Brasil,daí ter sido o lugar escolhido.
O Programa tem como objetivo; erradicar a miséria e garantir alimentos para familias em extrema pobreza.
Houve avanços nesses dez anos;o trabalho formal, a agricultura de subsistência familiar e a transferência de renda(Bolsa Familia)ajudaram e ajudam.Precisamos e queremos mais; zerar a fome!
Muito por fazer;
*pessoas que sobrevivem com menos de 70 Reais por mês;
*pessoas sem uma moradia digna;
*pessoas sem creche para os filhos e escolas minimamente equipadas com professor, quadro e giz;
*pessoas sem acesso a médico, farmacêuticos, dentistas e enfermeiros;
*pessoas sem trabalho;
Li e gostei e agora dividido;"Guaribas deixou de ser a cidade mais pobre para ser apenas pobre, porque continua pobre, como outras tantas deste país". Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: