quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Energia; reflita e opine sobre as afirmações abaixo.

(   )Para a produção de energia, faz-se necessário represar um rio, construindo uma barragem, que irá formar um reservatório(lago artificial). A água represada moverá turbinas, que produzirão a energia, como ocorre na maioria dos rios brasileiros onde estão instalada ou em construção usinas hidrelétricas. Entre os inúmeros impactos ambientais causados por essas unidades de produção de energia, destaca-se alagamentos e desequilibrios na fauna e flora, além de impactos sócio econômicos.
(    )Projetos de hidrelétricas estão em discussão no Brasil, notadamente das gigantes como Girau e Santo Antonio(rio Madeira),quase concluidas e a mais polêmica de todas, Belo Monte(rio Xingu)- todas na vulnerável Amazônia. sabemos que essa fonte de energia, o aproveitamento econômico e  os impactos ambientais gerados permitem a afirmação;NÃO é uma fonte poluidora, mas a construção de uma usina causa muitas transformações no espaço onde são instaladas; como alagamento de áreas florestais ou de outras vegetações, encobre solos férteis que levaram centenas de milhares de anos para se constituirem,transferência de pessoas que aí viviam,agricultores,indios, as populações conhecidas como ribeirinhas e em muitos casos cidades e povoados ou parte delas desaparecem. temos exemplos notáveis no Brasil, por exemplo; Sete Quedas, no rio Paraná, que deu origem ao lago de Itaipú.A perda dessa beleza natural, prejudicou o turismo numa próspera cidade do noroeste paranaense; Guaira, que até hoje ressente-se dos efeitos desta perda, muitos anos depois.
(    )O Brasil precisa aumentar a disponibilidade de energia para dar suporte ao crescimento econômico, disso todos nós sabemos, fica a pergunta, usinas hidrelétricas são a melhor alternativa?
Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: