quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CNPq - engenheiros;uma necessidade nacional

O CNPq- o célebre Conselho Nacional de Pesquisa, que neste ano de 2011 comemora 60 anos e é em grande parte um desconhecido do brasileiro, lamentavelmente é a nossa primeira instituição de fomento à pesquisa, produziu e produz muito material que está a disposição da sociedade brasileira em diversas áreas.O Brasil, segundo o Prof. Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, Presidente do CNPq, estamos em 13 lugar no ranking mundial de publicações científicas através dos nossos especialistas, mestres, doutores, enfim pesquisadores que atuam nas Universidades e Orgãos Públicos, como a Embrapa e a Petrobrás, apenas para citar algumas. A partir de 1970 a produção científica no Brasil cresceu quatro vezes mais que outros paises nas Américas e Europa, superando, inclusive alguns paises desenvolvidos.
A preocupação atual é com a pequena quantidade de estudantes que concluem o curso de Engenharia por ano. Em 2007, por exemplo, os engenheiros somaram 4,28% do total dos formandos no nivel superior. A Coréia do Sul, formou 29%!.
Na Russia, India e China que ao lado do Brasil destacam-se no cenário mundial - BRIC- pela ascensão rápida de suas economias em desenvolvimento formaram em 2007;
Russia- 190 mil engenheiros; India, 220 mil; China; 650 mil engenheiros e o Brasil; 39 mil! É preocupante.
Os principais motivos? Pasmem! A BAIXA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO que leva a desistência dos alunos! Nas Universidades Públicas 6 em cada 10 alunos não terminam o curso ou levam até 9 anos para conclui-lo. Nas Universidades Privadas pode chegar a 75% a desistência. O Brasil precisa de Engenheiros para preencher as nossas necessidades mais urgentes; construção civil, petróleo, metal-mecânica, elétrica e de informação.
Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

José Carlos Lobo Barbosa disse...

03/02/2011 17:57

Caros responsáveis,

Creio que o meu artigo “Por que o Brasil precisa urgentemente de mais engenheiros do que advogados e médicos?”, será muito útil.

Neste é apresentado argumentos e dados estatísticos sobre a produção e o mercado de trabalho destes três tipos de profissionais, além da grande produção de teses em ciências humanas e sociais por ano no Brasil ao mesmo tempo em que se registra uma pequena quantidade de patentes/ano em nosso país.

O artigo está no link:

http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/planejamento-estrategico/por-que-o-brasil-precisa-urgentemente-de-mais-engenheiros-do-que-advogados-e-medicos-?-14829/artigo/

Caso tenham receio do link ser um tipo de vírus ou qualquer outro software malicioso, procure através do Google pelo meu nome completo e pelo título completo do artigo e/ou procurem via site Artigos.com, pelo meu nome completo e título do artigo.

www.artigos.com

Atenciosamente,

José Carlos Lobo Barbosa, Graduado em Filosofia pela UFMG, Técnico em Gestão de Negócios pelo SEBRAE MG, gestor e investidor financeiro.