quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NOVA ZELÂNDIA - terremoto

Arquipélago da Oceania, a Nova Zelandia é um país de nativos maoris e brancos de origem inglesa. País com excelentes indicadores sócio-econômico, IDH e PIB altos. Pertence ao grupo de paises industrializados.Faz parte da CBN - Comunidade Britânica das Nações e está sujeito a atividades vulcânicas e sismicas regularmente- está numa zona de encontro de placas tectônicas. No inicio desta semana um tremor de terra - 6,3 na escala Richter, na cidade de Christchurch, deixou mortos e muita destruição. Ele ocooreu a uma profundidade de 5 Km(epicentro) muito próxima a superfície e com muita gente, era hora do almoço e os trabalhadores e estudantes estavam almoçando no shopping local e em outros locais da cidade. O terremoto derrubou prédios, interrompeu em 80% o fornecimento de água(canos foram destruidos)causou alagamento em ruas e avenidas; vazamento de gás de rua, com incêndios. Foi o caos. A força do tremor partiu uma geleira de 190 km de extensão e produziu vários icerbergs dentro de um lago e que formou ondas gigantescas alagando o redor do lago. O Brasil, em virtude de estarmos situados no centro da placa sul americana, mais a rigidez dos nossos terrenos cristalinos nos fazem um pais isento desse tipo de catástrofes, aliás nossas catástrofes são outras; queimadas, deslizamentos, inundações, tudo por culpa, como sempre das CHUVAS! Até amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

3 comentários:

Fabio disse...

Prof. Vilmar.

Realmente, nos brasileiros temos SORTE de estarmos localizados sobre a placa sul-americana! Nossas estruturas e edificações não estão preparadas nem para um mísero terremoto.
Imaginei que a Nova Zelândia fosse como o Japão, preparado para todos os tipos de atividades naturais violentas. Os prédios no Japão tem uma estrutura que junto com o terremoto, balança acompanhando o tremor, não destruindo o prédio. Eles tem até um aeroporto localizado sobre as águas de mar japonês que resiste aos fortíssimos ventos marítimos e frequentes terremotos.
Pelo que se pode ver nos jornais do mundo, a Nova Zelândia terá ainda um longo caminho na reconstrução.

Obrigado, Fabio Arimori 3 8

Anônimo disse...

Prof. Vilmar, esses acontecimentos apenas comprovam o fato, claro, de como a natureza pode mudar a realidade em poucos minutos mesmo com o nosso atual e tão rápido avanço na tecnologia e na modernidade, em tantos aspectos. Países cada qual com suas características precisam focar em sua infra estrutura, um exemplo bem lembrado foi o do comentário acima, sobre o Japão. Se pararmos para pensar em quantas vidas poderiam ter sido salvas se nossos governos tivessem seguido a fiscalização correta e não permitissem a moradia em encostas como no caso da região serrana do Rio, é assustador. Espero que a Nova Zelândia vença a luta contra seus terremotos e que nós possamos vencer a nossa contra as "chuvas de janeiro". Ambas pedem desenvolvimento na infra estrutura e na sociedade do país!

Até! Thayná 3°9ª

Fabio disse...

Thayna e Prof. Vilmar.

Infelizmente, as construções em cima dos morros do Rio, atingido pelas fortes chuva que tivemos esse ano, são legais e tem escritura.
Os políticos do Rio, simplesmente para ganhar votos, dá aos moradores dessa região as escrituras das casas e constói itens de lazer nas proximidades.
Geológicamente falando, eles estão cometendo um crime perigoso para com eles próprios.
Mas para os políticos, que querem ocupar cargos a qualquer custo, incluem vida como parte do custo.
Considero isso uma tremenda falta de ética para com o povo.

Obrigado, Fabio 3 8