terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Brasil em evidência

Li no The Economist da semana passada que o Brasil é o destino cada vez mais atraente para jovens cientistas para novas pesquisas científicas e acadêmicas-isso ainda precisa acontecer entre nós brasileiros; O crescimento dessa área é imensa, sobretudo em medicina tropical, bioenergia e biologia botânica. As Universidades do Brasil,segundo a revista, oferece amplas possibilidades para que os pesquisadores possam avançar;você pode ter o seu próprio laboratório e pode começar uma linha totalmente nova de pesquisa. Pode ser pioneiro, está é uma afirmação de uma genetecista da Unicamp. As bolsas têm um valor equiparável aos padrões mundiais. Muitos estrangeiros estão aprendendo português e demonstram interesse em ficar no País. O Brasil formou 500 mil alunos no ensino superior e 10 mil Phds em 1 ano- dez vezes mais que há 2o anos. O país aumentou a sua participação no volume total des estudos científicos publicados no mundo; de 1,7% em 2002 para 2,7% em 2008. Precisamos de empregos, salários e condições de desenvolvimento pessoal desses profissionais, senão enfrentaremos uma verdadeira "emigração de cérebros".
A iniciativa científica está ligada ao orgulho nacional; "Ao investir em ciência em seu próprio território, paises tropicais, como o Brasil garantem que não são apenas os problemas das nações ricas e temperadas que serão resolvidos".Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

2 comentários:

Giovanna Schiller disse...

Professor,
Concordo plenamente com tudo que o senhor abordou em seu texto, porém creio que o Brasil precisa dar mais atenção aos jovens cientistas visto que ano á ano o governo vem diminuindo as verbas para ciência e tecnólogia em seus cortes orçamentários, assim sendo devemos priorizar os cientistas brasileiros já que muitos de nossos cérebros encontram-se no exterior quando poderíamos com salários mais atrativos resgatá-los para podermos mostrar que o Brasil também é uma terra de gênios.
Giovanna Schiller, 3º 05º

Henrique Gracia disse...

Olá professor!!!
aqui o é Henrique, da 3ª 9ª 2010
ahah lembra de mim ainda?
voltei hoje de Cuba, fiquei 2 semanas lá com a brigada sulamericana de solidariedade a Cuba, foi uma viagem incrivel, pude ver a realidade Cubana com olhos diferentes, aprendi muito, uma sociedade exemplo em organização e respeito, enfim muito do que eu passei e minhas experiencias queria muito compartilhar com o senhor. enfim qualquer dia vou ver se consigo passar no colégio falar com o senhor.
um grande abraço
Henrique Gracia