quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

OCDE - PISA - BRASIL; Educação

Antes de escrever quero citar a Giovanna Schiller - 3.5 e o Henrique Gracia, ex-fera, 3.9; ambos fizeram comentários pertinentes ao tema cientistas e perspectivas futuras e Cuba, uma experiência vivida pelo Henrique.Vamos ao tema do título.
OCDE quer dizer, Organização e Cooperação para o Desenvolvimento Econômico. congrega os 30 mais ricos paises do mundo e têm interesses em desenvolvimento econômico, social e politico no mundo em desenvolvimento e no mundo desenvolvido, este é um dos inúmeros objetivos dessa organização. No final do ano passado a OCDE publicou o PISA ou Programa de Avaliação de Alunos, que mediu o nivel de educação em 65 paises. O Brasil ficou na 53 colocação, tendo obtido 412 pontos em leitura, 386 pontos em matemática e 405 pontos em ciências. O desempenho do Brasil foi um pouco melhor no teste de 2006. Passamos de desastroso para muito ruim.Cerca de 2/3 dos alunos de 15 anos são incapazes de fazer qualquer coisa além da aritmética básica.
Escolas públicas e particulares, são exceçõessão mediocres; não adianta estar na Escola e assistir aulas e não aprender. As causas são muitas, vou citar algumas que normalmente não são citadas;
Hà desperdicio de dinheiro público na educação; Como os professores se aposentam com salários integrais após 25 anos para as mulheres e 30 anos para homens, muitos quando estariam nas melhores condições intelectuais vão fazer outras coisas e a educação perde talentos. Isso é um enorme desperdicio;é bom lembrar que praticamente a metade dos recursos financeiros destinados a educação vão para pagar aposentadorias. Em algumas escolas professores podem faltar 40 dias e ter o seu salário sem descontos, não é uma generalização, mas acontece. Faltas de professores sem substituto é prejuizo para o aluno.
Os baixos salários e bons professores nas escolas é também uma das causas da baixa qualidade do ensino;São Paulo e Rio de Janeiro estão adotando algumas boas práticas; bônus($) as escolas que atingem metas estabelecidas; plano de carreira a professores que vão bem em testes de conhecimentos. Ainda a muito a fazer. Exija aulas com qualidades na escola pública e privada, do fundamental ao ensino médio. As próximas colocações que farei vão tratar do Território Brasileiro como uma extensão da sala de aula. Paz e Bem! Prof. Vilmar

3 comentários:

Giovanna Schiller disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Giovanna Schiller disse...

Caro professor,
Creio que o problema da educação no Brasil encontra-se prejudicado por uma sere de fatores muito além dos que o senhor citou. A partir do momento em que foram criados os conselhos de educação e o estatuto da criança e do adolescente acredito que houve uma quebra do relacionamento por parte de professor-aluno, aluno-professor onde, a falta de respeito imposta por grande maioria dos alunos apegada ao estatuto da criança e do adolescente faz com que grande parte dos professores não possam imprimir sua autoridade - não no sentido literal da palavra - em sala de aula pois, se assim o fizer arrisca ser questionado e julgado pelo conselho de educação. Esta falta de respeito é a base de tudo, afinal favorece a desistência de muitos mestres em insistir no aprendizado de seus alunos. Devemos lembrar que a família é quem educa e que a escola somente complementa, instruindo.
obs: não que eu seja a favor dos métodos antigos de ''educação'' como práticas agressivas só tenho vontade de resgatar o respeito que deveria existir em sala de aula, e assim o aprendizado é consequencia

Giovanna Schiller disse...
Este comentário foi removido pelo autor.