quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SALÁRIO MÍNIMO

A proposta do Governo venceu com uma folgada margem de votos as propostas de 560 reais e 600 reais, respectivamente propostas do DEM e Sindicalistas e do PSDB. Essa vitória do Governo e seus aliados reforça a credibilidade da equipe econômica do atual governo.Agora a discussão vai para o Senado Federal que vai votar,lembramos que o governo é maioria naquela casa, logo teremos um salário minimo de 545 reais. O impacto na Previdencia Social e nos beneficios que serão pagos pelo governo, embora com um salário pequeno será de alguns milhões de reais e que vai obrigar cortes nos gastos públicos.Nos próximos anos, o reajuste deverá ser a variação do PIB, dos dois últimos anos e mais a inflação. Vamos aguardar.
É bom saber; o salário mínimo foi instituido no Brasil pela Constituição de 1934 e nasceu para "satisfazer as necessidades dos trabalhadores, conforme as condições de cada região brasileira (Art. 121), porém a quantia a ser paga foi estabelecida em 1 de maio de 1940 e só vigorou 2 meses depois.O valor que foi pago na época era de 1.202,29(corrigida a preços de janeiro de 2011). O assalariado mais perde do que ganha.
A economia brasileira cresceu em 2010, segundo o Banco Central 7,8%.
É preciso desonerar a folha de pagamento, desta forma teremos um ganho maior.
Vamos continuar acompanhando a questão salarial. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

2 comentários:

Alexandre disse...

Os sindicalistas não tem do que reclamar, o reajuste foi calculado pelo método previsto: Inflação mais variação do PIB de dois anos atrás, que em 2009 foi negativo. Também vale acrescentar que o Orçamento desse ano prevê um déficit de 40 bilhões de reais nos cofres públicos, então a Oposição sabia que salário de 560 reais estava fora de cogitação.De 600 reais
então, utopia! Numa votação que eles também sabiam, estava perdida. Tudo pra fomentar a intriga na Base Aliada. Até parece que o PT, que nasceu do operariado, não ia querer agradar o Movimento Sindical.

Alexandre 3ª8ª

Fabio disse...

O aumento do salário mínimo, inicialmente ideia do PSDB, em minha opinião foi um dos chamarizes do PSDB para conseguir votos, o que acho desnecessário para o PSDB.
O aumento seria um aumento significativo comparado ao valor anterior.

Espero que o PT, eleito pelo povo para a presidência da república e para vários cargos de altas patentes saibam usar dos cargos e fazer com que melhore as condições para todos.

Fabio A. 3ª8ª