segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Oriente Médio; o impasse norte-americano

Antes de escrever sobre o título acima, vou sugerir a resposta da postagem anterior; é um teste um pouco complicado, pois a resposta certa (D) é obtida através de pesquisa junto a ONU, FMI, OCDE, IDH e IVC (Indice de Condição de Vida) além do PIB. Daí o mais importantes é a compreensão do termo "africanização".
Vamos ao título; Os Estados Unidos está vivendo um dilema no Oriente Médio; manter a estabilidade na rica que é rica em petróleo, enquanto defende o direito de manifestações para uma mudança democrática. Aqui, no Oriente Médio o autoritarismo e as ditaduras perduram nos tradicionais aliados dos norte americanos. Veja o caso do Bahrein, a principal base americana para policiar o Golfo Pérsico está em território do Bahrein que enfrenta sérios movimentos populares. Outro aspecto que é preciso levar em conta, é a religião, o Bahrein é sunita já na região o poder, no caso do Irã, que é uma preocupação dos norte americanos é de um governo xiita. No Iraque, xiitas e sunitas se confrontam e assim por diante. Mas acho que o que está acontecendo na região vai além da religião; o povo quer trabalho, moradia, fim da corrupção, governos preocupados em combater a inflação, com o abastecimento de produtos alimentícios de primeira necessidade. Afinal para onde vai a riqueza produzida pelo petróleo? Quem está a muitos anos se beneficiando? Está claro que não é o povo.
Esperamos que os governos dessas Nações que ao lidarem com essas controvérsias NÃO utilizem da violência e das armas. Afinal, o islamismo não inspira a essas práticas. Com certeza! Até amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: