segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CUBA; A morte natural do regime; Saúde Pública

Priorizada por Fidel Castro desde a Revolução Cubana em 1959, foi considerada um modelo para o mundo até a década de 1990; hoje falta lençois hospitalares, toalhas, água corrente, material de limpeza, o paciente tem que levar de casa.A falta de higiene, de boas instalações e equipamentos está deteriorada e falta medicamentos. Causas?Com certeza sim, há muitas. entre elas o embargo econômico norte americano que dificultou a entrada de equipamentos hospitalares e sem dúvida, o fim da URSS que dava a sustentação financeira aos cubanos. Os únicos abnegados dentro desse contexto, são os médicos que vivem com um salário de U$ 25 por mes.
Médicos por petróleo; é um programa de governo, que Cuba manda para a Venezuela médicos, dentistas e enfermeiros e treinamentos para o pessoal da saúde na Venezuela que retribui pagando Cuba com 100 mil barris de petróleo por dia. Muitos profissionais da área, que por dificuldades de trabalho e dos problemas econômicos de Cuba, usam a Venezuela como rota para fugir para os EUA. Muitos médicos, principalmente, pedem vistos americanos oriundos da Venezuela e são de origem cubana. Quem perde, como sempre é a sociedade, principalmente quando se trata de uma áreas vital que é a saúde.
Fui ver no cinema O Discurso do Rei. Recomendo.Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

5 comentários:

Sophia Bellatri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Gracia disse...

sim, Cuba tem problemas quando se trata em saúde, os equipamentos sao ultrapassados, e falta água e coisas basicas como papel higiênico. Porém isso nao impede de todos terem acesso a saúde publica de qualidade, lá todos sao atendidos, sem necessidade de logas filas por exemplo. Como uma senhora, dona de uma mercearia na cidade de Santo Espirito me falou, Cuba tem o grande problema do bloqueio economico, impedindo que eles possam se modernizar e se expandir economicamente,com os poucos recursos que eles possuem, fazem o melhor possivel para melhorar o social, educação e saúde. Tudo isso reflete nos numeros, Cuba possue uma das mais baixa taxa de analfabetismo da America, e qualidade e expectativa de vida de primeiro mundo.
Enquanto o Brasil? hospitais precários e logas filas de espera.
Viva a revolução
Em breve montarei um blog para falar mais sobre minhas experiencias em Cuba.

Henrique Gracia
3ª9ª 2010

MandyPires disse...

O que ocorre em Cuba, e já faz muito tempo que vem ocorrendo,são os impecílios impostos,em maior parte,pelos norte-americanos e pela negligência de outros países importantes tanto socio como econômicamente;e isso inclui o Brasil, que deveria dar mais apoio ao país(apesar de Lula ter relações pessoais com Fidel,deixou de fazer muitos acordos,até na área da saúde,o que traria benefícios bilaterais).

Um acontecimento que gostaria de destacar é o fato de Cuba ter sido o país que mais enviou e que continua enviando ajuda médica ao Haiti(os EUA mandaram ajuda,mas foi de outro tipo: ajuda militar;gritante diferença).

Para dar ênfase a minha opinião gostaria de falar aqui que apóio o governo cubano apesar de muitos erros cometidos tanto no passado como no presente e espero que Raúl possa fazer de Cuba uma nação forte e que continue independente do sistema capitalista regente.

Amanda 3ª2ª

MandyPires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MandyPires disse...

Ah, depois da brecha...
Foi assistir Biutiful e,na minha opinião,é o melhor fime em cartaz esse ano.Recomendado!