segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pré Sal; prós e contras

Para especialistas, o pré-sal pode ser um grande oportunidade para o Brasil desenvolver novas tecnologias e qualificar novos profissionais, essa é uma quase unanimidade.
Atual a Petrobrás emprega 1.600 pesquisadores e trabalha com mais 85 Universidades e Centros de Estudos(The economist)
A maioria dos especialistas afirmam que os esforços de pesquisa da Petrobrás vai impulsionar a inovação no Brasil, são inúmeros os setores vão se beneficiar,começando com a formação de profissionais com diferenciais para atuarem nos diversos campos que envolve a exploração em águas ultra profundas, a começar por;
* Depósitos ultraprofundos devem ser extraídos a uma pressão até três vezes maior do que nos poços "normais";
* O sal frequentemente se move e se fecha após a extração, essa questão precisa ser resolvida, e o melhor local para esses estudos são centros de pesquisas e as academias parceiras da Petrobrás.
Os principais obstáculos;
Político- a insistência do governo para que a Petrobrás seja a única operadora do pré-sal, detenha 30% de cada consórcio e obtenha a maior parte de bens e serviços no Brasil, pode inflar os custos e atrasos desnecessários (The Economist).
Políticos se referem ao petróleo do pré sal como um pote de ouro no fundo do oceano atlântico- ou seja, vai ser capaz de resolver todos os nosso problemas,ledo engano!
Corrupção e desperdício de dinheiro são preocupações presentes. O Brasil ocupa a 69 posto entre 170 paises no ranking de percepção de corrupção da Transparência Internacional(The Economist).
Há o que discutir. Volto amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Nenhum comentário: