sábado, 26 de fevereiro de 2011

UM TEXTO, 2 PERGUNTAS e RESPOSTAS

É interessante notar que o Brasil "padece" de quase todas as "patologias" institucionais identificadas como fatores responsáveis pela elevação do custo de governar; tem um sistema presidencialista; é uma federação; possui regras eleitorais que combinam um sistema de lista aberta com representação proporcional; tem um sistema multipartidário com partidos políticos considerados débeis na arena eleitoral; e tem sido governado por uma ampla coalização no Congesso (Carlos Pereira e Bernardo Mueller-Revista das Ciências Sociais - RJ, n.2, p.2)
UNICAMP 2011;
a- O Congresso Nacional no Brasil é formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, exercendo as funções de legislar e fiscalizar. Qual a diferença básica, no sistema bicameral, entre o Senado Federal e a Câmara de Deputados?
b- Qual a diferença entre Estado e governo?
Volto 2a.feira com uma proposta de respostas as perguntas acima. Bom domingo e Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Professor.

Bela questão da unicamp, sai daquele padrão decoreba que muitos vestibulares usam! E pede do vestibulando algo que ele deveria saber, se tratando de como funciona a política do seu país. Na minha definição(sintetizada) de Senado Federal está que esse representa os estados brasileiros. Julgando grandes autoridades e leis. Já a Câmara dos Deputados representa o povo, o que faz seu número ser de acordo com a população de cada estado, variando com 8 deputados e outros, como São Paulo, com 70. Isso é o básico, as diferenças variam entre outras tantas. O interessante mesmo é a diferença entre Estado e governo. Estado é supremo, o povo, o Brasil. Não muda, o Estado de hoje é o mesmo que o Estado de Vargas, agora vem a diferença, porque o governo muda. E muda bastante. É transitório e tem que ser, para que assim possamos viver na tão almejada democracia. Pois se ele não muda, a democracia acaba e quem perde somos nós.

Abraço Prof!
Thayná 3 9