sábado, 12 de fevereiro de 2011

EGITO;Trinta anos no poder já era tempo demais.

Ontem, um sexta feira histórica para o Egito; O ditador egipcio deixa o poder após comandar o país por trinta anos. Uma vitória do povo, que durante 18 dias não arredou o pé da principal praça do Cairo, pedindo a sua renuncia. Uma vitória das mulheres, dos jovens, dos trabalhadores e até dos mais conservadores religiosos.
O futuro do Egito?
A únicas opções aparentes seriam; Uma democracia puramente secular e liberal-Estado Laico ou uma Teocracia autoritária. Seria possivel uma 3a. via com principios islâmicos? O que sabemos que os jovens egipcios, homens e mulheres, são mais abertos ao mundo e desejosos de promover reformas internas e são fascinados com o modelo da Turquia. A TURQUIA É O ÚNICO CASO DE DEMOCRACIA EM PAIS DE MAIORIA MUÇULMANA. Parte disso se deve a ocidentalização que acompanhou a república turca que foi fundada em 1923 (Kemal Atatturk), ao fato de desde 1952 a Turquia fazer parte da OTAN, a aliança militar liderada pelos EUA.
Vamos acompanhar os desdobramentos dos acontecimentos no Egito. Até amanhã. Paz e Bem! Prof. Vilmar

8 comentários:

Hug disse...

Caro professor;
Acreditamos que isso foi uma grande coquista não só para o egito , como para toda a população mulçumana. O que mais nos impressionou foi a luta e a união por parte das mulheres mulçumanas pois no Egito, elas não possuem tanta expressão quanto os homens. Pelos fatos no presente, acreditamos em um futuro melhor para a sociedade egípcia.
Paz e bem :D
Rachel e Rafaele 3ª4º

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É fascinante ver como um povo quando unido ganha tamanha força e voz. O Egito até então era apenas outro caso de injustiças e corrupção porém o fascínio aconteceu e assim o povo egípcio ganhou voz e foi guerreiro e se fez ser ouvido. Hoje o mundo inteiro enxerga a valentia de uma população que venceu orgulhosamente o autoritarismo de um governo ultrapassado. Quem dera nos brasileiros nos inspirarmos nessa ação e nos uníssemos para assim fazer com que sejamos ouvidos.
Ótimo blog professor!
Abraço.
3ª9º

Alexandre disse...

O consenso derrubou Mubarak, agora começa o dissenso.
O fundamental é que a Democracia seja implantada gradativamente no Egito, e o Tratado de Paz com Israel mantido.
O problema é se os fanáticos religiosos muçulmanos assumirem o poder por vias democráticas. É esperar pra ver...

3ª8ª

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu também me surpreendi com tamanha participação popular nesses dezoito dias de manifestações que culminaram no fim da ditadura de três décadas. Fato que me chamou a atenção foi que além das mulheres comparecerem em grande peso havia milhares de jovens que já nasceram dentro deste regime totalitário, protestando com fervor!
Para finalizar gostaria de dizer que fico fascinada com acontecimentos desta natureza e espero sinceramente que os egípcios ganhem a democracia pela qual lutaram - mas no seu real significado e sem maiores empecílios-.

Gabriella 3ª7ª

MandyPires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MandyPires disse...

A renúncia de Mubarak foi uma grande vitória rumo a outras previstas no Mundo Árabe. Espero ainda o desfecho no Irã e aguardo ansiosa por mais e mais revoluções.
Força Oriente Médio!

Amanda 3ª2ª