quarta-feira, 30 de março de 2011

A Intervenção desordenada do homem no meio ambiente

Diante das calamidades que, cotidianamente, atingem as populações de diversos paises do mundo, por azar, os mais pobres da América Latina, Ásia e África, sobretudo nos grandes centros urbanos , o mais comum é o homem ser colocado como "vítima"; desabamentos, enchentes destroem carros, deslizamento arrasam a sua casa. Ocorre que, diferente de vulcões e terremotos-alguns desastres são diretamente influenciados pela ação do homem, sobretudo a ocupação irregular que ele faz do solo. Pode ocorrer por algumas vias; quando o homem ocupa áreas que já tem uma tendência natural à ocorrência de determinados fenômenos (como construir casas nas margens dos rios, que naturalmente são suscetíveis à inundação; quando o homem, por meio de sua ação, transforma uma região estável em áreas de risco (como desmatar as encostas de morros, que deslizam na primeira chuva forte); ou por fim, quando faz essas coisas ao mesmo tempo; o resultado, são deslizamentos de encostas, desabamentos, erosão, enchentes e epidemias.Lembro o Rio de Janeiro(Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis) São Paulo (Campos do Jordão, a cidade de São Paulo), Santa Catarina (Vale do rio Itajaí-açu) e o Paraná (Morretes, Antonina, Guaratuba e Paranaguá- Somos vulneráveis pelo própria natureza. Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar

Um comentário:

izadavi disse...

Professor
Achei muito interessante o aspecto que você colocou no texto. A questão é até quando vamos presenciar essas catrástrofes, que já viraram rotina aqui no Brasil, sem tomar atitudes concretas.
A habitação em lugares suscetíveis a enchentes e deslizamentos são na maioria das vezes resultado da política falha. Devemos cobrar de nossos representantes para uma solução em relação aos moradores de encostas e margens de rios até vermos resultado!
Ana Luiza 3 7