quinta-feira, 17 de março de 2011

No inverno brasileiro enfrentamos problemas

Estamos sujeitos a atuação da massa polar e das frentes frias durante o outono e inverno, sobretudo no centro sul; Nas grandes cidades, podemos observar no horizonte, a olho nú, uma camada de cor cinza formada pelos poluentes. Estes são resultados da queima de combustíveis fósseis derivados do petróleo (gasolina e diesel) consumidos pelos automóveis e caminhões. Esse fenômeno afeta diretamente a saúde das pessoas, principalmente crianças e idosos, provocando doenças respiratórias, como o cansaço, entre outros problemas de saúde. Pessoa que possuem doenças, por exemplo, asma e bronquite, são as mais afetadas.
Soluções para estes problemas estão ligados diretamente a adoção de políticas ambientais eficientes que visem diminuir o nivel de poluição do ar nos grandes centros urbanos. A substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis ou energia elétrica poderia reduzir significativamente este problema. Campanhas públicas conscientizando as pessoas sobre a necessidade de trocar de transporte individual pelo transporte público também ajudaria a amenizar o problema. A fiscalização nas re~giões onde ocorrem queimadas irregulares também contribuiria neste sentido. Têm alguma sugestão? Use o espaço e exponha suas idéias sobre transporte alternativo nas grandes cidades brasileiras. Até mais. Paz e Bem! Prof. Vilmar

2 comentários:

izadavi disse...

Professor
Quando se inicia o inverno podemos perceber facilmente a faixa cinza que se forma sobre o céu curitibano.
Se a maioria da população estivesse consciente de como seus hábitos influenciam nos problemas ocorridos nessa estação, poderiam refletir em soluções para amenizá-las.
Na minha opinião, se o governo investisse em projetos de conscientização populacional, energias alternativas e fiscalização de indústrias e agricultura, deixaria de se preocupar tanto com as doenças geradas nessa estação e nos gastos com a saúde pública.
Acredito que quando a população estiver engajada totalmente nas soluções para esse problemas, deixaremos de ter a visão que o inverno é a estação de doenças e problemas respiratórios.
Como dizem, é melhor prevenir do que remediar.
Abraços, Ana Luiza 3 7

Anônimo disse...

Olá professor!

Aproveito aqui para expor a situação crítica da nossa cidade global, São Paulo, em relação ao trânsito. São Paulo é dona dos números recordes de congestionamento nas ruas, por pesquisas verifico que o problema se agravou nos anos 90, quando a média do congestionamento segundo a CET(Companhia de Engenharia de Tráfego) saltou dos 40 km para 120 km em dez anos. A quantidade de automóveis aumenta consideravelmente com o passar do tempo e as maiores consequências acabam sendo percebidas no meio ambiente e afetando diretamente nosso dia-a-dia. Em 1996 criaram o rodizío de carros, para combater a poluição e favorecer o tráfego. É importante que medidas assim sejam tomadas e que estimule a conscientização da população, pois existem outros meios de transporte como bicicletas que poderiam ser mais adotadas se houvesse mais infraestrutura nas ruas para o uso delas. Carros alternativos, "hibridos", é outra escolha mais sustentável e devemos esperar que ocorra o investimento por parte do Brasil e que ele chegue no mercado com preço acessível. Enfim, a solução para que tenhamos uma urbanização "limpa" só será conquistada com a conscientização de todos, já que somos diretamente afetados com os problemas decorrentes dessa situação.

Abraço!
Thayna 3 9