terça-feira, 22 de março de 2011

Reforma politica; o voto

Nesta semana o Senado começa a discutir o sistema eleitoral brasileiro, é o inicio de um amplo debate e é preciso participar.
O sistema proporcional de lista aberta, utilizado atualmente nas eleições para vereadores, deputados estaduais e deputados federais.Nesse sistema o eleitor vota em um candidato que pode contribuir para eleger outros que pertençam ao mesmo partido ou a coligação. O voto não é contabilizado apenas para o candidato, mas também para o seu partido ou para a coligação. E é o número total dos votos válidos de cada partido que define a quantidade de vagas que a legenda terá direito.. Por causa dessa "lógica" um candidato "puxador de votos"(capaz de de conquistar sózinho muitos votos do eleitorado) ajuda a eleger colegas do partido ou coligação, até quando a votação deles é menor que a de outros candidatos de outras legendas.O exemplo nas últimas eleições- o mais votado foi o Tiririca que elegeu mais três, devido ao número de votos que obteve.
O sistema proporcional de lista fechada, neste caso o eleitor vota no partido que define uma relação de candidatos numa ordem de prioridade.Elege-se os mais votados de cada lista.
O sistema do voto distrital misto, mescla o sistema proporcional e majoritário, ou o sistema distrital puro, os Estados são divididos em distritos e cada distrito escolhe de forma majoritária, apenas um representante.
Como podemos observar os interesses politicos são muitos, cada grupo vai puxar para o seu lado. Na verdade eu tenho uma opinião sobre o voto; deveria facultativo, vota quem quiser, assim o voto terá maior qualidade; acredito na clássica democracia; determinar um número de candidatos por partido,poderá concorrer candidatos sem partido; obrigatoriedade de apresentação de um programa mínimo por candidato ou partido; sem remuneração, apenas uma verba de representação, sem direitos; 13 salário, aposentadoria e demais mordomias, férias de 30 dias e Campanha politica financiada com recursos públicos e controlados pelo Tribunal Eleitoral.Limitar o número de vereadores, deputados estaduais e federais. Um mandato com duração igual( 4 ou 5 anos), para vereadores e deputados, sem direito a reeleição. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

2 comentários:

izadavi disse...

Professor
Realmente o sistema eleitoral brasileiro peca em vários aspectos. Podemos ver o resultado disso com as últimas eleições, onde o povo elegeu um palhaço para nos representar. A falta de conhecimento da maioria dos brasileiros sobre o funcionamento das eleições traz uma alienação sobre seus deveres como cidadão.
Por causa do coeficiente eleitoral, políticos corruptos que o povo provalvemente não elegeria, estão tomando decisões por todos. Depois essas mesmas pessoas que elegeram os deputados criticam o funcionamento da política.
A mudança do sistema é necessária para acabar com essa palhaçada de puxadores de votos. Na minha opinião, o voto distrital misto parece ser a melhor opção, onde a população, tendo menas escolhas, pode analisar melhor as propostas e históricos de cada cadidato.
E concordo sobre o voto facultativo, uma maioria mais enganjada com os rumos do Brasil votaria com mais consciência, resultando em melhores escolhas.
Ana Luiza 3 7

Fabio disse...

Prof. Vilmar,

Na minha opinião, o Brasil ainda não está maduro o suficiente para o voto facultativo, caso seja implantado o sistema, somente os interessados em algum aspecto do candidato votará. Por exemplo: O candidato promete aos pobres bolsa X e bolsa Y, o sujeito necessitado vai às urnas para votar por interesse econômico. No Brasil, as classes A, B e parte da C, se manterá neutra não votando, fazendo com que haja um desequilíbrio nos resultados, que hoje são equilibrados com o voto obrigatório das pessoas de classe alta e baixa.
Não adianta fazer campanhas de conscientização do voto, se os interesses econômicos e a falta dos princípios da ética são falhos.

Recentemente, a lei da ficha limpa fora aprovada no STF, vejo isso como um avanço muito grande, porem ainda tem o que avançar.

Fabio Arimori 3 8