quinta-feira, 3 de março de 2011

Dialética

O modo dialético de pensamento pondera que nenhum fenômeno será compreendido se analisado isoladamente e independente dos outros. Eles são processos e não coisas perfeitas e acabadas;estão em constante movimento, transformação, desenvolvimento e renovação e não em estagnação e imutabilidade. O mundo não pode ser entendido como um conjunto pré fabricado, mas sim com um complexo e processos. Pela contradição das duas primeiras; tese e antitese, surge a terceira; negação da negação que é um estágio superior. Esta, por sua vez, tornar-se-á uma nova tese e será negada, surgindo uma nova sintese e assim por diante. É importante lembrar que a antitese não é destruição da tese, pois se assim fosse não haveria progresso. O processo de desenvolvimento resultanta em mudanças quantitativas e mudanças qualitativas. Dessa forma o desenvolvimento não segue um movimento circular, mas sim, progressico e ascendente do inferior para o superior.(www.vestibular1.com.br). Esse texto permite que possamos entender como o socialismo cientifico, de Engels e Marx, dão um caráter científico e moderno nas suas práticas, eles se opõe ao idealismo por completo, como também a metafisica. É muito interessante analisar essas questões ligadas a revoluções, mudanças politicas e poder com os acontecimentos no norte da África e no Oriente Médio. Até. Paz e Bem! Prof. Vilmar.

Um comentário:

Sophia Bellatri disse...

Esse é um ótimo assunto! A ideia de tese e antítese é fascinante. Depois que me deparei com tal conceito passei a observar a sociedade e as pessoas de um modo diferente e bem pelicular.
"O mundo não pode ser entendido como um conjunto pré fabricado, mas sim com um complexo e processos." - De fato, especialmente com os acontecimentos no oriente médio percebe-se a procedência de tal afirmação. Sou completamente favorável a essas mudanças, pois se não considerarmos essa ânsia por alterações natural, julguemos ao menos necessária. Quanto ao trabalho de Marx e Engels, devo dizer que achei genial e instigante, recomendo a leitura. A luta de classes como motor da história é uma ideia muitíssimo interessante e o livro é bem delineado. Minha compreensão de aspectos sociais e políticos teve um substancial amadurecimento após o contato com a obra desse autores. Para encerrar gostaria de dizer que concordo plenamente com o senhor sobre como é curioso analisar os atuais acontecimentos conhecendo o texto dos referidos autores.
Paz e bem!

3ª7ª